Forças Armadas do México envolvidas em incidente na fronteira com a Guatemala
Soldados das Forças Armadas do México se envolveram em um incidente na fronteira com a Guatemala que resultou em seis mortes e dez feridos. O ocorrido foi confirmado pelo Ministério da Defesa Mexicano por meio de um comunicado divulgado nesta quarta-feira (2).
De acordo com as informações, o incidente aconteceu quando uma caminhonete com 33 migrantes tentou fugir de uma patrulha militar perto da cidade de Huixtla, no estado de Chiapas, sul do México. O grupo era formado por pessoas do Egito, Nepal, Cuba, Índia e Paquistão, com destino aos Estados Unidos.
Os militares justificaram os disparos feitos alegando terem ouvido explosões e suspeitado de conexões da caminhonete com veículos ligados ao crime organizado local. Dois soldados foram afastados de suas funções, e tanto o Ministério Público Federal quanto um inquérito interno do Exército iniciarão investigações sobre o ocorrido.
O Ministério da Defesa reafirmou seu compromisso com a lei e se comprometeu a colaborar com as autoridades civis para esclarecer o incidente, incluindo a comunicação com as embaixadas dos países envolvidos.
Chiapas é uma rota importante para migrantes e refugiados que buscam chegar aos Estados Unidos por meio de uma jornada pela América do Sul e América Central. A região é conhecida por ser alvo de grupos criminosos, como o cartel de Sinaloa.