O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) emitiu um comunicado alertando sobre a circulação de mensagens falsas que usam o nome da instituição de forma fraudulenta para convocar mesários e obter dados pessoais com o intuito de aplicar golpes.
Segundo o alerta emitido pelo TRE-SP, as mensagens falsas mencionam uma suposta multa de R$ 1.770,10 para os mesários que pedirem dispensa da convocação, enquanto a legislação estabelece uma multa de R$ 17,56 para faltas injustificadas, podendo variar conforme a situação financeira do indivíduo.
As mensagens direcionam para um site falso que se passa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tenta induzir os usuários a fornecer informações confidenciais. O TRE-SP reforça a importância de não clicar em links suspeitos e orienta os eleitores a acessarem os canais oficiais para informações sobre a convocação de mesários.
Para esclarecimentos adicionais sobre a convocação de mesários, os eleitores podem visitar o site oficial do TRE-SP (https://www.tre-sp.jus.br/servicos-eleitorais/mesarios/convocacao-de-mesarios) ou contatar os cartórios eleitorais ou a Central de Atendimento ao Eleitor pelos números 148 ou (11) 3130-2100.
É relevante destacar que a convocação dos mesários para as eleições municipais de 2024 foi encerrada em agosto, com mais de 400 mil mesários atuando no 1º turno e mais de 200 mil no 2º turno, programado para o domingo (27).