De acordo com o Relatório Global de Monitoramento da Educação da Unesco, um em cada quatro países ao redor do mundo já impôs leis que proíbem o uso de celulares nas escolas. Essas medidas têm como objetivo combater a distração dos alunos durante as aulas, o que pode prejudicar a aprendizagem e dificultar o gerenciamento dos educadores.
Estudos têm demonstrado uma relação negativa entre o uso de tecnologias, como celulares, e o desempenho escolar dos alunos, conforme relatado em 2023. Vários países, incluindo Espanha, Grécia, Finlândia, Holanda, Suíça, México e França, já adotaram leis para restringir o uso de celulares nas escolas.
No Brasil, o governo liderado por Lula está planejando um conjunto de medidas para lidar com o excesso de telas na vida das crianças e adolescentes, incluindo a proibição do uso de celulares pelos estudantes em ambientes escolares. Alguns estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Roraima, Distrito Federal, Maranhão, Tocantins, Paraná e São Paulo, já possuem leis que limitam o uso de celulares nas escolas.
Apesar de algumas regiões incentivarem a utilização de tecnologias digitais na educação, a Unesco alerta que não há evidências suficientes sobre os benefícios dessas práticas e que investir nessa área pode desviar recursos de ações mais eficazes para melhorar o ensino. O foco excessivo na tecnologia pode ter um alto custo, prejudicando o acesso à educação em países de renda baixa e média.